2005-07-08

09.05.06 - Horta mandala construída na comunidade do Zumbi dos Palmares - Camamu-BA. Terraguá.

Horta na Praia do Guaibim - Valença/BA

Aguá de Coco é na Bahia !

31.03.06 - Parei na Bahia ! Ituberá ! costa do dendê...

Galera Yebá - UFLA, Renato, Aline, Rafa, Lucca, e eu Juliano - 26.03.06

Pátio de casa em Lavras - espiral, mandala e viveiro de fundo - 25.03.06.

Horta mandala na casa do Fernando em Lavras.

Mini-Curso de Introdução a Metodologia de Design em Permacultura - YEBÁ/UFLA - Lavras- MG - Datas: 7 e 8 de março de 2006

Ciclo viajem de Carnaval 2006 de Lavras - Carrancas - Lavras - 166.39 Km. Os ciclo aventureiros foram: Lucca, Leila, Juliano, Ivan, Mestre Miagui e Rafael. Albuns de Foto: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/redesmoleculares/slideshow?.dir=/d134&.src=ph

OFICINA: PADRÕES: a linguagem da natureza

Atividade de Ecoalfabetização desenvolvida em parceria com a Agência Alternativa: educação ambiental de Belo Horizonte. Data 16 e 17 de fevereiro.

Oficina de Padrões: a linguagem da natureza para professores da rede municipal de Itabirito/MG dta: 16 e 17 de fevereiro
Brejão da UFLA, onde estou hospedado...apto 106...xas

Casa de barro do grupo Yebá da UFLA em Lavras

Composteria e Espiral de Ervas no sítio do Zequinha....

Encontro da Familia permacultural em Belo Horizonte...práticas é que não faltaram....

Espiral de ervas construido na passagem do ano novo em Piedade-SP na pousada Bem te Vis...obrigado Roni, Rodrigo Gatto e Silvio valeu galera !
O Sítio Pedagógico de Pontal do Sul na Escola Benvinda
Recebidos em Pontal do Sul com muito carinho na casa da tia Rosina..obrigado família por tudo...vocês são demais !

14.12 - Intervenção na Horta da Escola Benvinda em Pontal do Sul - PR ...a instalação do Sítio Pedagógico

14.12 - Palestra sobre Padõres: a linguagem da natureza no Parque Natural Municipal de Pontal do Sul
Com a Cátia em Matinhos..como sempre demais...te adoro menina...obrigado pelo carinho....Mil beijos e tudo de Bom pra ti !

Mais um amigo de estrada, o chileno Mário que nos encontrou no caminho...daqui pra frente Mário tudo de bom !

O apoio do Ivan para conserto da bicicleta do Ed em Itapema do Norte foi fundamental para prosseguirmos a viagem com as bike boas novamente...obrigado irmão !

A travessia de São Francisco para Vila da Glória com a ajuda do amigo André...valeu brodi por ter nos apoiado...tudo de bom na sua vida...

Recebidos na Penha com muito carinho pela família de Maria do Carmo...muitas alegrias recheadas de tartarugas...beijos pra vocês !

O reencontro com a Warawatasara - a andarilha do tempo minha bike dupla que está em Navegantes com amigos !

A despedida do nosso amigo Giancarlo em Itajaí...onde filamos um almoço...valeu mano...estamos em contato...bom embarque !

A partida de Balneário Camboriú no dia 03 de dezembro...um abraço de despedida na mamãe...Beijos do seu filho Juliano !

Nossa visita novamente ao Parque Ecológico no início do mês de novembro desencadeou, através da Carla da educação Ambiental, o agenciamento da construção de uma horta mandala medicinal com o Prof. Lobato responsável pelo Horto de Plantas Medicinais Dr. Roberto Miguel Klein... marcada para ainda este mês..... que servirá como um experimento piloto em Balneário Camboriú. O projeto da farmácia alternativa popular deste parque é um modelo de desenvolvimento sustentável para todo o Brasil.

Nosso amigo Jean da UNESC....dando uma experimentada na vida de ciclo viajante...um forte abraço irmão.....

Nossa família em Mampituba....Sr. Zé, Rose...as filhas Bárbara e Aline....os guris Júnios e seu amigo...agradecemos a todos vocês....que nos receberam tão bem....Obrigado !

Amizades feitas em Praia Grande...Carneiro amigo de Londrina cicloturista de respeito...aquele abraço

A Horta Mandala feita por nós na propriedade do Dino...

31.07.05. - Praia Grande - Nós com a nossa nova amiga e guia predileta Abrisi, visitando o Canyon Malakara.....

Nós na Rádio Comunitária de Praia Grande comunicando a nossa passagem pela localidade e conscientização sobre o lixo....

29.07.05....o encontro com nossos irmãos pelo caminho, na descida para Praia Grande foi surreal, as melhores coisas que poderiam acontcer numa viagem como esta....beijo em todos vocês e nos encontraremos em breve em algum outro local.

Os Canions do Itaimbezinho no Parque Nacional dos Aparatos da Serra

...somos pequenos perante a paisagem do local...

...na estrada para os Canions do Parque Nacional...

...rumo ao Parque Nacional dos Aparatos da Serra.

Na volta do Templo, que era só de descida, faltando uns 7 km para chegarmos ao Hotel, fura o pneu da bicicleta da Lú. Fomos caminhando até aparecer uma carona solidária, a do Márcio, que levou a Lu e sua bici "Girassol" até o destino.

Confirmando a nossa passagem peloTemplo....

Pinturas Sagradas...

As Rodas de Orações...

Casa das Rodas de Orações...

Um local de respeito, silêncio e meditação...

A imagem do Buda Akshobia.

O Varal de Orações...

As Stupas Sagradas...

O templo Budista Chagdud Gonpa Brasil

A entrada do Templo Budista fica a 18 km do hotal Vila verde em Taquara, onde ficamos hospedados. É só seguir a RS 020 no sentido São Francisco de Paula.

A paisagem é exuberante......

20.07.05 - A caminho do Templo Budista pela RS 020, a pista não tem acostamento, e quem fica no prejuizo é o ciclista.

Palestra na FACAT - Faculdade de Taquaras, para professores da Rede Municipal de Educação. O nosso muito obrigado pela oportunidade, o apoio e pelo carinho que receberam nós, principalmente à Raquel, a Adriana, a Ceris e a todos os professores presentes no evento.

Essa é do multi campeão Márcio Ravelli, ambos estavam hospedados no mesmo Hotel em que ficamos em Taquaras, o Hotel Vila Verde, o nosso muito obrigado pelo carinho e atenção dispersada por Priscila, a proprietária.

A nossa nova amizade a super atleta Jaqueline Mourão, campeã do Brasileiro de Mountain Bike em Três Coroas em 17.07.05. Jaque, adoramos ter lhe conhecido e ficamos contaminados pela sua mega energia e disposição...siga bem...e sempre vencedora

Nossa presença no Fórum do Lixo e Cidadania em Taquara/RS, agradecimentos a toda a comunidade de Taquara preocupado com seus resíduos.

Taquara - 12/07 a 19/07

Com a turma da A.T.A.C. - Dani e Gulherme, que nos presentearam com muita atenção e nos presentearam com camisetas da A.T.A.C....valeu e boas pedaladas

11/07/2005 - O Tempo que ficamos em Porto Alegre, foi para preparmos as questões finais da viagem, despachando as coisas da Lú para SP, visitamos amigos, lojas de bici e esportes de aventura, atualizar noso diário e desncansar um pouco antes do dia da partida - terça-feria (12.07) Revimos nossos amigos em Porto, ontem a noite 10.07 fomos numa festa de aniversário da irmã do felipe - da oceano-, a Dani e nos divertimos bastante com pessoas amigáveis e criativas. Um beijo para todos....
Os dias estão bem quentes e ensolarado na capital, a noite contuma esfriar um pouco mas nem tanto...mas a Serra Gaucha nos espera.....

12.07.05 - Partimos de Porto hoje pela manhã, saímos as 7:30 da casa do Sydney em direção a Cachoeirinha. Antes de sair para a estrada, fomos na escola em que a Lú havia visitado no dia anterior para vendermos alguns dominós. Após esta passagem, seguimos em direção a rodoviária e de lá a Free Way. P´roximo a fábrica da Coca Cola pegamos para a esquerda, entrada de Cachoeirinha. Até este trecho tudo certo, fomos rápidos e bem seguros. Entramos em Cachoeirinha, cortando a cidade pela sua avenida principal. numa certa altura, avistamos a Sec. do Meio Ambiente e resolvemos conhecer. Paramos e nos apresentamos para a secretária Carmem, falamos da Expedição, do Dominó como sustentabilidade da viagem, e ela nos indicou outro setor da prefeitura que poderiam efetuar a compra, se demonstrando muito interessada. Acabaram nos comprando 10 dominós para a ser. do Meio Ambiente e para a Sec da Educação, fizeram ainda uma reportagem pela imprensa da prefeitura, que saiu dia 13 no correio do povo. Apesar da reportagem informar muitas coisas erradas e que não pasamos muitas coisas do que colocaram....bem tudo bem....propaganda política é foda....

14.07.05 - Chegamos em Taquara as 12:00 hs e encontramos logo de início a Escola de Idiomas Yazigi, onde conhecemos Denise, a coord. pedagógica. Ela, depois de paresentarmos nossa aventura, adquiriu 2 dominós e nos sedeu seus computadores para renovarmos nossas informações...foi muito carinhosa e nos passou alguns contatos em Taquara de pessoas envolvidas com bicicleta, dizendo que sempre apoia estas iniciativas nesta região. Por volta das 14:00 hs saímos em busca da sec da educação e do meio ambiente. O tempo está bom, quente e ótimo para pedalar. Mas achamos que vamos ficar por aqui mais alguns dias.....
Visitamos as secretarias da educação e meio ambiente e fomos indicado para um albergue da sec de assitência social...lá soubemos do Fórum do Lixo e Cidadania que ocorrerá a noite e nos dispusemos em participar.
Antes de irmos para o forum, ligamos para o Guilherme, um contato que a Denise do Yazigi nos passou. Ele é quem agiliza as bike em Taquara pela Assicação A.T.A.C.. Foi super atencioso conosco e marcamos um encontro antes do forum. Ao chegar convidou-nos para irmos a sua casa, onde havia outro amigo ciclista o Dani, lá batemos um papo rápido sobre nossa viagem, o que eles estavam fazendo em sua localidade e sabemos sobre o Campeonato Brasileiro de Montain Bike em Três Coroas/RS...daqi 20 km, vamos para lá com certeza !
Sexta-feira - 15.07.05 - Caramba...noite mal dormida. Fomos para o Albergue, integrado a Sec. de Assitência Social, indicado pelo secretário Cléo. O albergue hospeda pessoas de rua, acho que estavamos com essa aparência....bem sobre o albergue ....no próximo diário....
No Fórum do Lixo e Cidadania de Taquara, conhecemos os envolvidos com o assunto na cidade. A sec de educação, a do meio ambiente, a de assistência social...
Tivemos um espaço para apresentar nossa ciclo aventura e nossa experiência com a questão do Lixo. Pareceu que gostaram bastante, muita gente veio nos parabenizar e aproveitamosa ocasião propícia para vender mais alguns dominós. Marcamos então com a diretora da sec de educação um encontro hoje pela manhã. Lá nos dispusemos em participar de um curso para professores que estará ocorrendo na próxima semana, onde trocaremos por hospedagem e alimentação, mais um pro-labore para gastos de viagem, do tipo gravação de CDs, impressão de adesivos, etc..

Por: Juliano Riciardi
Olá amigos de viagem...são 13:30 do dia 06/07, este é praticamente o primeiro dia de nossa ciclo viagem....saí de Pelotas as 10:00 hs da manhã da casa do meu amigo Jailton. O dia estava enssolarado, mas fazia muito friu. Estou parado em Correntes, um vilarejo nas margens da BR 116, parei para fazer uma boia. Vou fazer minha própria comida hoje, que será arroz a grega lifiolizado do exército. Estou com sorte pois o vento está a favor. Fiz cerca de 40 km nesta manhã até aqui, estou bem cansado, visto que estava fora de forma, acho que estes primeiros dias vão ser bem cansativos e tenho que entrar em forma novamente.
A "Bete Guerrilheira" está Ok apesar de muito pesada.
Depois do meu almoço passei por Turuçu, onde parei na Secretaria de Educação para vender uns dominós do lixo, a secretária Solange Carvalho, junto com a Rejane chefe de setro adm. compraram 6 dominós o que vai sustentar a viagens por mais alguns dias....essas pessoas foram muito atenciosas comigo e gostaram muito do projeto. Quero agradecer desde já essa colaboração solidárias...muito obrigado Rejane e Solange.Depois passei por indicação da secret. Solange na Escola Dr. Urbano Garcia, onde o vice-diretora Silvana me comprou mais 6 dominós para a escola e 1 para ela. Também fiquei muito contente e agradecido.Após sair da escola...mais uns 18 km antes de passar pela entrada de São Lourença...furou o pneu da bicicleta...tive que fazer uma parada urgente...troquei a camera por uma reserva e tudo certo continuei.......olha cheguei no posto Pinheiro por volta das 18:00, não tinha pouso bom e ia fazer muito frio a noite...então escutei falar de um onibus que estava para passar as 18:30 próximo ao posto e resolvi embarcar para Porto Alegre e chegar na casa de meu amigo Sidney (goiano).
Cheguei em Porto quase 22:00 hs, olhei para fora do onibus , estava chovendo. Logo que cheguei descarreguei minhas tralhas de viagem, a bicicleta e montei tudo certinho novamente na bici. Depois fui para um orelhão avisar o goiano que estava chegando e pedi uma acolhida para um ciclo viajante. Ele me passou o endereço de sua casa e quando saí da rodoviária a chuva seçou. Foi fácil achar o endereço que não fica distante da rodo. Compartilhamos uma sopa quente e especial entre amigos, conversamos bastante sobre ciclismo e depois de muito bate-papo, por as conversas de aventureiros em dia, nos recolhemos para dormir...amanhã é dia de agilizar muitas coisas...até...Somos Livres para beijar o chãoSomos livres prás escolhas da direção
Somos livres para vivermos uma paixão
Somos livres nesta imensidão
Somos livres de doação
Somos livres com os irmãos
Somos livres de muita prisão
Somos livres com compaixão
No sábado 09/07 em Porto Alegre, fomos a Praça da Redenção. Lá, onde tem pessoas e produtos variados, com exposição em rua aberta, conhecemos muita gente engajada nas questões ecológicas, inclusive a professora Ana Patrícia que expunha materiais da Antroposofia, seus artesanatos próprios e nos apresentou a pedagogia Waldorf com muito entusiasmo. Acabamos trocando dominós por livros e formamos mais um elo de amizade da aventura.
Luciana ficou impressionada com a disposição do Sr. Augusto, amigo de José Lutzenbergue, que vendia seus livros e defendia a ecolgia com entusiasmo de menino, uma figura particular da feira.
Estamos pensando em sair na terça de manhã em direção a serra, Gramado e Canela. Depois estaremos indo em direção aos Canyons dos Aparatos da Serra, Cambará do Sul.